story:tell:her

5.1.07

A escol(h)a

Inquieto-me outra vez com o assunto. Com os filhos nunca mais se descansa, se espera. A espera acabou com o parto, agora é sempre em frente, sempre a bombar. A escola, a escola. Gosto tanto da escola. Lá em casa ainda vivemos na escola e é um assunto importante. As minhas escolas foram públicas, circunstanciais, uma jurisdição geográfica. Quando tive que escolher, escolhi a escola e não o curso. Isso, aconteceu por exemplo.
Ainda hoje tenho apego pelas minhas escolas velhas, pobres, problemáticas, suburbanas. Não posso fingir-me fora delas. À minha escola de crescida retorno um bocadinho todos os dias; profissionalmente é uma das minhas; afectivamente é como a família, dá-me as maiores alegrias e as maiores irritações.
A Mariana gosta da escola. É uma casa grande, cor-de-rosa. Uma escola antiga, nomal, perto de casa. Não é religiosa nem pratica pedagogias sofisticadas. Fazem pinturas e cantam muitas cantigas. Tem um jardim. As minhas escolas nunca tiveram um jardim e eu passei a infância a multiplicar-me em personagens, para habitar o meu quarto. Aprendi a ler com seis anos. Lembro-me perfeitamente de aprender o P.
Mas, como diz o tio do Homem-Aranha, with great power comes great responsability.