story:tell:her

30.8.05

Kit Escola



Na sexta feira vai pela primeira vez. Só umas horas. Depois para a semana já vai almoçar e depois dormir a sesta. E depois, depois é a vidinha.
Tem uns sapatos novos e uma mala. A parte da mala é muito importante. Nos livros sobre a escola os meninos têm sempre uma mala. Quando se fala na escola ela lembra logo a mala. Na mala vai uma (f)audinha, a bu e o biberão da água. Na minha mala vão ficar os medos.

Lembro-me muito bem do meu primeiro dia de escola. Já tinha seis anos e uma infância sozinha em casa com a minha mãe e os legos. Estava ansiosa. Depois de lá estar uma boa meia-hora a ver miúdos a choramingar, perguntei à professora quando começava a aula. Então não íamos aprender coisas? Vá, 'bora lá começar, ´bora. Ao meu lado sentou-se o Luís Carlos, que já tinha partilhado comigo o quarto da maternidade. O Nélson, filho do senhor do talho, chorou à brava. Não sei se nesse dia o Joaquim fez xixi na carteira, como em quase todos os outros.
Gosto tanto da escola que ainda lá ando.